A Fonte da mensagem a laser recebida pelas antenas da NASA estava a uma vez e meia a distância entre a Terra e o Sol. A sonda da NASA chamada Psyche, enquanto se dirige para o seu principal objetivo, o asteroide Psyche, está testando uma nova forma de comunicação. Um feixe de laser foi enviado da Terra para a sonda e, pela primeira vez, a mensagem foi recebida pelas antenas da NASA a uma distância equivalente a uma vez e meia a distância entre a Terra e o Sol. Essa inovação na comunicação é importante porque significa que as futuras missões espaciais poderão se comunicar de maneira mais eficiente e rápida, garantindo uma melhor troca de informações durante as explorações no espaço.”
Missão Psyche da NASA
A missão Psyche da NASA tem o objetivo de estudar o asteroide Psyche, que é composto principalmente de ferro e níquel. Acredita-se que o Psyche seja um dos núcleos expostos de um planeta antigo que se formou há bilhões de anos. Estudar esse asteroide pode fornecer informações valiosas sobre como os planetas se formam e evoluem. A sonda Psyche está equipada com tecnologias avançadas para realizar medições precisas do asteroide e enviar os dados de volta para a Terra.
Testando uma nova forma de comunicação
Ao realizar a missão Psyche, a NASA está aproveitando a oportunidade para testar novas tecnologias de comunicação espacial. Uma dessas tecnologias é a comunicação por laser. Normalmente, os dados são transmitidos entre a Terra e as sondas espaciais por meio de ondas de rádio. No entanto, a comunicação por laser tem o potencial de fornecer uma taxa de transferência de dados muito maior. Além disso, a comunicação a laser pode ser mais segura e menos suscetível a interferências. Essa nova forma de comunicação, que foi testada com sucesso pela primeira vez a uma distância tão longa, pode abrir caminho para futuras missões espaciais se comunicarem de maneira mais eficiente e confiável.
Vantagens da comunicação por laser
Fonte: NASA Jet Propulsion Laboratory
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.