O ano de 2023 chegou ao fim e o Ministério do Esporte (MEsp) fez um balanço das realizações e perspectivas para os anos seguintes. A recriação do ministério em janeiro de 2023, pelo presidente Lula, foi fundamental para estabelecer políticas públicas e ações para o esporte brasileiro.
Ampliação das políticas públicas
Apesar do orçamento restrito e do processo de reconstrução, o MEsp conseguiu realizar muitas entregas. A equipe trabalhou com empenho na entrega de infraestrutura esportiva, na restabelecimento de programas esportivos, no pagamento do Bolsa Atleta e em investimentos em eventos esportivos e paradesportivos.
“Apesar de contarmos com um orçamento restrito, e o Ministério do Esporte passar pelo processo de reconstrução, conseguimos com muito trabalho e esforço realizar muitas entregas. A equipe se desdobrou para a entrega de infraestrutura esportiva, restabelecimento de programas esportivos, pagamento do Bolsa Atleta, investimentos em eventos esportivos e paradesportivos ”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca que assumiu o comando da pasta em setembro.
“Devemos lembrar da ex-ministra Ana Moser, que também merece os créditos neste balanço positivo“, lembrou o ministro.
Esporte em âmbito escolar
O MEsp mobilizou recursos para garantir a realização da maior edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em 2023, com a participação de 6.714 estudantes dos 26 estados e do Distrito Federal. Além disso, apoiou a realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e dos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade.
Desenvolvimento do futebol feminino
O Brasil entregou uma candidatura robusta para sediar a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2027. Foi estabelecida, em março de 2023, a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, com planos de ação para desenvolver a modalidade e promover a participação igualitária das mulheres.
Paradesporto
O MEsp incluiu ações significativas para o paradesporto no programa Novo Viver Sem Limite, que busca promover os direitos das pessoas com deficiência. Foram implantados Centros de Referência Paralímpicos, núcleos do Programa Semear e do Programa Maré Inclusiva, e núcleos do Programa Paradesporto Brasil em Rede em 21 estados.
Lei Geral do Esporte
O Ministério do Esporte liderou o processo de elaboração e aprovação da Lei Geral do Esporte, uma lei democrática e participativa que envolveu os Três Poderes, entidades esportivas, atletas e a iniciativa privada.
Rede de Desenvolvimento do Esporte
O presidente Lula assinou um decreto que instituiu a Rede de Desenvolvimento do Esporte, com o objetivo de mapear as estruturas e equipamentos esportivos em todo o país para desenvolver projetos em prol da saúde e do bem-estar dos brasileiros.
Lei de Incentivo ao Esporte
A Lei de Incentivo ao Esporte teve um recorde de 5.753 projetos apresentados em 2023. Cerca de 1.600 projetos já estavam em execução até o fim de novembro, com um impacto estimado de 1,1 milhão de pessoas.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.